terça-feira, 29 de julho de 2008

CUIDADOS COM A PALAVRA II

CUIDADOS COM A PALAVRA II

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.II Tim 3:14-17

O homem tem uma alma que torna sua personalidade única, porém a palavra de Deus é algo do Espírito quando este habita no homem. Devemos tomar extremo cuidado para que a alma não intervenha no trabalho que o Espírito faz através do homem.
Para comermos uma sopa quente precisamos de uma ferramenta que é a colher. Ninguém irá comer a sopa retirada diretamente do centro do prato (que está fervendo), mas vai retirar o conteúdo pelas beiradas e assoprar antes de colocar na boca. Então a palavra de DEUS é dessa maneira: Precisa de ferramentas para que se possamos compreender e de uma proporção certa de ingerir e digerir. É comum cristãos questionarem os motivos de não terem entendido certas coisas no primeiro momento de suas conversões. Isto ocorre frequentemente, pois o ESPÍRITO SANTO usa e avança na pessoa de forma particular revelando tudo ao seu tempo. Ele utiliza Suas ferramentas que estão nEle na vida de cada membro do CORPO DE CRISTO.
Quando falamos com na nossa própria força não trazemos revelação porque podemos mencionar banalidades, por exemplo: quando queremos explicar que Igreja é formada por pessoas e não é uma casa de tijolos. Apesar do conceito certo podemos errar na forma de nos expressar. Em Atos 10 vemos o registro do Espírito Santo, da Sua própria forma e no Seu tempo iluminando a família de Cornélio para a conversão de todos. Outro exemplo é dizer “Feche a porta da Igreja”. Isto apesar de comum é incorreto. Não podemos fechar a porta da Igreja porque esta é espiritual, é o corpo de Cristo, é o somatório de todos os filhos de DEUS, os que já dormiram, os que ainda estão na Terra com todos os santos e os que não creram mas que o Senhor já sabe que vão crer. Esse é um exemplo de coisas espirituais que não podemos errar quando lamaos algo que concerne a Cristo. A palavra vem também para corrigir o que eu falo de errado. Logo, eu devo aceitar ser ensinado, repreendido, exortado e chamado pra perto do caminho. Se alguém é desviado o irmão deve repreender em amor.

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém I Ped 4:11


Aqui vemos mais uma vez reiterado o fundamento de como pregar o evangelho: nunca na nossa força mas sempre pra que Cristo seja o único glorificado. Esse alguém somos nós, isto é, qualquer um é um alguém se vamos falar da palavra de Deus. É por erros de se dizer o que quer que estamos nessa babilônia de hoje: cada um fala o acha de acordo com seu próprio entendimento e ao contrário do entedimento do Senhor.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Jos 1:8

A passagem é clara: a Bíblia é única, é nela que devemos nos basear pra pregar e meditar.

No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. Dan 9:2
Observamos que esta passagem foi usada em 1ª pessoa (eu, Daniel) confirmando sua própria experiência, isto é, ele leu, orou, teve uma revelação e começou a interceder para o povo sair da babilônia.

Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi Ef 3:3

Segundo uma revelação - quando começamos a ler e investimos o nosso tempo na leitura, na comunhão, DEUS Se revela todos os servos, pois trata todos iguais e não faz acepção de pessoas. Há diferenças nos dons, mas todos são igualmente revelados. Temos que progredir nos 2: dons e palavra de DEUS.

Quando tropeçamos na palavra, tropeçamos em Cristo - a pedra principal, a verdadeira revelação, assim impedimos DEUS (não por Sua incapacidade mas pelo cavalheirismo da liberdade oriunda do seu amor de não fazer nada pela força) de edificar A Si mesmo em nós.
Que possamos estar sempre progredindo para que a palavra, Jesus encarnado, se forme cada dia mais em nós, nos diminuindo deixando apenas que o Tesouro apareça.