sexta-feira, 17 de outubro de 2008

VOLTANDO A ESSÊNCIA

VOLTANDO A ESSÊNCIA

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR... Os 6:3a

Esta parte do verso de Oséias 6 sempre toca em nossos corações. Precisamos clamar ao Senhor para que possamos avançar desta forma: conhecendo-O. A maneira mais eficiente de conhecer o Senhor é a soma da oração e conhecimento da palavra. O próprio Senhor lembra um dos grandes motivos de nossos erros motivo dos nossos erros “meu povo será levado cativo, por falta de entendimento”Is 5:13. A palavra de Deus quem revela Cristo para nós, o zelo de ler as escrituras, meditar nelas é um dos princípios para o avançar no conhecer o Senhor.

Quanto as épocas, alguns estudiosos dividem a Bíblia em 5 partes
1º- Período de Adão até Moisés – período anterior a lei
2º- Período da Lei – Moisés a Cristo
3º- Período da Graça – Aqui encontra-se a dispensação da graça, período estabelecido com a vinda de Jesus em carne e no qual vivemos nos dias atuais
4º- Período do Milênio – onde os vencedores reinarão com Cristo
5º- Período dos Novos céus e novas terras

Queria atentar para os nossos dias, o período da graça. Muitos filhos de Deus entendem que somente a salvação basta e Deus para sua obra aí, alguns pensam “agora tá bom, vou pro céu morar com Jesus, tá tudo ok já”. Qual a expectativa da nossa vida cristã. Efésios 1 nos dá uma boa resposta sobre o rpopósito eterno de Deus.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo...E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade...segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória Ef 1:3,5,9b,10,11,12a


O plano eterno de Deus está sendo executado “de trazer de volta para Cristo o que foi desordenado com a rebeldia de satanás e a queda do homem em Adão” e ressaltar que Deus nos colocou dentro desse plano e com este propósito de participar desta restauração.
Antigamente quando me perguntavam porque eu era cristão eu comentava que andava errado e Deus em tornou uma nova criatura pelo amor de Jesus...Está certo vemos e o amor de Deus nisto, mas hoje quando a pessoa me faz a mesma pergunta eu respondo “porque Deus está restaurando todas as coisas em Cristo Jesus e Ele me chamou para participar disto, eu como Cristão e servo de Deus me dá o benefício de participar do Seu plano de restauração, para a edificação da casa de Deus”.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

JUSTIFICAÇÃO PELA GRAÇA

JUSTIFICAÇÃO PELA GRAÇA

“Quando vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, porque obrigar os gentios a viverem como judeus? Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios,”Gálatas 2.14-15

Acima sublinhei algumas palavras onde troquei as mesmas para que pudesse ficar mais claro o assunto que tenho estudado. Ficando assim: “Quando vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: se, sendo tu cristão, vives como gentio e não como cristão, porque obrigar os gentios a viverem como cristãos? Nós, cristãos por graça e não obras,” (obras estas as quais pode-se incluir: circuncisão, guardar o sábado, restrições de alimentos, tosquiar cabelo e todos os esforços humanos em guardar a lei).
Nesta mesma carta, Paulo, no capítulo 2, verso 20, diz: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Em algumas traduções, a preposição do está colocada de forma errônea, ou seja, a frase correta seria: “ ... vivo pela fé no Filho de Deus...” para testificar o que diz as Escrituras, Porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas, para mostrar que até a Fé que nós temos não provêm de nós mesmos conforme diz em Hebreus 12.2 “ ...olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...”. Porque em nós não habita bem algum.
Neste mesmo capítulo de Gálatas, no verso 16 diz: “... sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”
“...o homem não é justificado por obras da lei...” , de acordo com Salmos 143.2-b “... porque à tua vista não há justo nenhum vivente.”, ou seja, ninguém é capaz de guardar a lei perfeitamente, onde circunstâncias legais não mantinham um relacionamento correto com Deus e sim pela fé em Cristo Jesus. Pode-se ver um exemplo claro disto na parábola do jovem rico em Mateus 19.16-22, onde o jovem rico cumpria todos os mandamentos do Velho Testamento (obras), mas quando foi para cumprir e praticar o Novo Testamento, ele se entristeceu. Ele estava enfocado na salvação pelas obras, sabia tudo sobre religião.
“...mediante a fé em Cristo Jesus...” , às vezes parece muito vago crer naquilo que não vemos ou esperamos que vá acontecer. Muitas vezes ficamos tão perdidos na nossa carreira cristã porque as nossas orações e petições demoram em se concretizar, realizar, e as vezes isto não acontece e com isto parece que nossa fé vagueia. Parece que cremos em vão. Parece que vivemos uma vida cristã sem sentido. Por isso, é necessário o Espírito Santo que testifica em nosso espírito que a fé que nós temos não é oriunda de nós e sim de Cristo Jesus. “Bem aventurado os que não viram e creram.” João 20.29-b

GRAÇA – vocábulo grego – charis. Ato de bondade imerecido, tudo o que Deus nos deu em Cristo. A graça restaura e renova a glória perdida da humanidade. Na passagem de Tito 3.4-5: “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo...” , a expressão para com todos é sem distinção conforme Romanos 3.22.
Seguindo o texto de Tito, no verso 7, tem a expressão “... justificados por graça...” e ainda em Efésios 2.8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie.” E 1º Timóteo 1.9 “...Deus nos salvou e nos chamou com santa vocação não segundo as nossas obras mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus...”
Em Romanos 3.21-25 “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus, verso 22, a fé em Jesus Cristo, para com todos e sobre todos os que crêem, porque não há distinção, 1.16-17, “..."porque o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego, visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé...” , ou seja , a FÉ, é o instrumento e não a causa final, segundo Romanos 3.28.

Em Isaías 55. 1, “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas, e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei, sim, vinde comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” Este verso nos fala que está chamando os que tem sede pelas coisas espirituais e que o dinheiro não pode comprar a salvação, a satisfação completa. E no verso 13, “Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta, e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto.” , ou seja, o castigo é substituído pela Salvação. Amém.

Um fazendeiro certa vez andando pelas suas terras se deparou com um filhote de águia no ninho e o pegou para criar junto com suas galinhas. Passado certo tempo, o filhote cresceu. E certa vez, uma paisagista passando por aquela região, viu aquela cena onde o filhote de águia estava ciscando como galinha. E o paisagista disse ao fazendeiro que aquele filhote não era galinha e sim águia, mas o fazendeiro retrucou com uma negativa, dizendo é uma galinha sim porque vive como galinha, cisca como galinha. O paisagista disse que iria provar para ele que aquele filhote não era galinha e pegou o filhote na mão e disse: “Voa águia! Você não é galinha”, mas o filhote caiu no chão e começou a ciscar. O paisagista inconformado com aquilo convidou o fazendeiro para ir num local mais alto e fez a mesma coisa, mas o filhote não quis voar e voltou para o chão para ciscar e sempre dizendo: “Não é possível, esta ave é uma águia e porque não vive como tal?” O paisagista voltou depois de alguns meses e a cena continuava a mesma, a águia ciscando e vivendo como galinha e levou o fazendeiro para um alto de montanha e disse que iria provar que aquela ave era águia e não galinha. Chegando no cume da montanha pegou a águia no seu braço e a soltou e disse para voar, a águia bateu as asas mas quando olhou para o chão viu as galinhas ciscando e foi ciscar também. Assim, voltando ao começo deste texto, como podemos nós cristãos salvos pela Graça, vivermos como galinhas ciscando as carniças deste mundo, vivendo como este mundo, Pedro disse que somos peregrinos e forasteiros desta terra, não pertencemos aqui, Não podemos ser como os corvos que Noé soltou para procurar lugar seco mas achou carniça e ficou nelas se alimentando. Nós somos águia, a nossa Pátria está no céu, temos que viver olhando para o horizonte sem desviar nossos olhares para qualquer lado. Que Deus tenha Misericórdia de nós.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A ESCOLA DO SENHOR II

A ESCOLA DO SENHOR II

Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti... assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará...Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco...Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram...Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. II Cron 20:12b,15b,17a,18,20b

Aqui vemos claramente o resultado da escola do Senhor, um exemplo de sucesso e de prática da palavra de Deus mediante a circunstância.

Os, moabitas, amonitas e meunitas vinham guerrear contra Judá, Josafá o rei, prontamente verificou sua posição desfavorável e, ao contrário da mulher com problema no fluxo sanguíneo que gastou todo dinheiro antes de buscar o Senhor (E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada Luc 8:43) ele pôs-se prontamente diante de Jesus “Então Josafá teve medo, e pôs-se a buscar o SENHOR” II Cron 20:3a. A diferença de postura mostra que o esgotamento em qualquer território da nossa vida é por nossa causa e não por causa dEle, não é do objetivo de Deus nos esgotar como aconteceu com a mulher enferma citada, é do objetivo de Deus sim que vivamos uma vida cada dia mais em Cristo, aos pés do Mestre. Nossas forças não resultam nunca em nada, apenas nos revelam o pior de nós. Se observarmos Asafe e o Filho mais velho da parábola do Filho pródigo tem o mesmo problema. Os dois estão enfadados pois buscam a santidade em si mesmo e não no Senhor, querem cumprir coisas, tarefas e atos para achar o favor de Deus e se sentirem melhores que os outros, o que é impossível no vislumbre divino, Deus não admite obras feitas por homens com coração soberbo, Ele quer obras que vêm de um coração sincero e temente a Deus, feitas conforme Sua vontade. Comparemos os dois personagens, Asafe e o Filho mais velho.
- Asafe:
Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos...Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência Sal 73:2,12
Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira?Sal 77:7-9
- o Filho mais velho:
seu filho mais velho estava no campo... ouviu a música e as danças... ele se indignou, e não queria entrar... disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos Lu15:25b,28,29b

Vemos que os dois sofriam do mesmo problema, o legalismo, sentimento que nunca é aprovado na escola do Senhor. O Deus da graça não admite executivos autônomos da fé, somente os servos dependentes propostos a lançarem o bom perfume de Cristo. Por nós preferimos ser como Asafe ou o Filho mais velho, Deus precisou acabar com a força deles, assim como Ele faz com a nossa.

Josafá é um excelente exemplo de quem foi esperto e entendeu rápido “teve medo e pôs-se a buscar”. Sua atitude concatena em um versículo a oração que deveríamos sempre fazer no momento em que aparece o problema “Porque em nós não há força... porém os nossos olhos estão postos em ti”II Cron 20:12 Reconhecer a incapacidade mesmo quando se acha capaz é primordial. Por vezes precisamos de uma situação desesperadora como a de Josafá para termos esta atitude que ele teve, creio que a maturidade da fé tem muita relação também com nossa postura em relação a Deus quando aparece uma situação que julgamos que resolveremos muito bem e esquecemos de apresentá-la no altar, só a dependência total pode trazer o total sucesso.
A atitude seguinte de Josafá e do povo fala muito conosco: prostação e adoração (cf v. 18). Já vemos algo sobre isso. Esta atitude sempre vem seguida da revelação do Senhor e nunca antes, só os Filhos de Deus podem de fato adorar. Qual a revelação? A soberania e a proteção dos seus.
O resultado desta atitude sempre revela uma expressão da pessoa do Cordeiro, pois se pudéssemos resumir em uma expressão a prostação e adoração poderíamos dizer que isto quer dizer “não mais eu, mas Cristo”.
A consequência?
A vitória dos que se rendem a dependência do Senhor. Podemos observar que apesar de esperar no Senhor a solução o povo se movimenta sem medo em direção ao inimigo.
Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco/Amanhã descereis contra eles... amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.II Cron 20:17a,16a,17b.
Parece contraditório mas é a manifestação da graça somada a confiança. Deus luta por nós e nos dá a atitude de confiar nEle e é nessa confiança que geralmente caímos e que a escola de Deus não permite reprovados. Desconfiamos mais do Deus perfeito e onipotente do que de pessoas pecadoras como nós. Tornamos em nossas mentes o amor do Pai menor que nossos problemas a medida que a angústia é maior que o descanso junto ao trono da graça. Apesar de extremamente comum isto é inaceitável, é errado e Deus precisa tirar isto de nós a começar em mim.
Que a vitória da Graça revelada em Cristo como no exemplo do povo nesta passagem seja nosso alicerce de vida.
Tendo chegado os homens de Judá à altura donde se vê o deserto, olharam (somente olharam!!) para a multidão; e eis que lá não havia mais que cadáveres estendidos por terra, não tendo podido escapar ninguém.... porque o SENHOR os alegrara sobre os seus inimigos. II Cron 20:24,27b
tende bom ânimo, eu venci o mundo Jo 16:33b