segunda-feira, 24 de novembro de 2008

INDESCULPÁVEIS EM NÓS MESMOS

INDESCULPÁVEIS EM NÓS MESMOS

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e
injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem indesculpáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram
mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:18-25


Após passeio em um lugar bonito e observando as paisagens me veio a lembrança o poder de Deus em cada imagem da natureza e confronto isto com movimentos do homem decaído que vão diretamente contra a palavra como os que envolvem idolatria e homosexualismo. Como crer no Darwinismo e demais teorias que tentam a todo custo desmentir que foi Deus o Criador de todas as coisas? Como não crer no Criador?
A Palavra é proferida em todo lugar e independente da interpretação da Bíblia Deus se manifesta pela Sua criação, pelo céu que contemplamos ou pelo mar que mergulhamos... Desta forma, no julgamento de Deus não haverá desculpa de que a Palavra não foi ouvida. Deus está expresso em tudo, Ele se faz conhecer através da criação de tudo o que Ele mesmo criou.

Nos momentos de dificuldade as pessoas falam em Deus ou murmuram contra Ele mas não crêem que Ele, Cristo, é o que merece a honra e a glória, conforme Paulo alertando os romanos no texto acima.

Em Gênesis 2:21-22 vemos:
Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

Nessa passagem, quando Deus forma a mulher, tomou uma das costelas do homem. Podemos ver um fato curioso dos dias atuais a respeito das células-tronco: o homem alega a autoria da descoberta de criar órgãos através de células retiradas de uma placenta ou da medula (entre outros lugares). Antes parecia ridícula a idéia de criação da mulher através da costela do homem pelo Criador do Universo agora órgãos criados por células é algo extremamente coerente! Os homens tornaram-se cegos quanto à Palavra de Deus, porque conhecendo a Deus, não glorificaram e nem deram graças tornando seu raciocínio nulo.

Em Eclesiastes 1:9-11 também vemos
O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.

E por isto Rm 1:20 diz
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem indesculpáveis Amém!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A DOENÇA DO "EU"

A DOENÇA DO "EU"

pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. Fil 2:21
Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu,senão também cada qual o que é dos outros.Fil 2:4
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:5
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 1 Cor 13:4
não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 1 Cor 13:5


Se há uma doença que vemos se alastrando na sociedade é a doença do"EU". É comum vermos camisetas, frases proferidas em conversas entre as pessoas ou livros de "auto-ajuda" onde o lema é "Eu sou o centro da minha vida". A mensagem de Jesus confronta com essa vida voltada para o amor excessivo aos próprios bens de uma forma muito expressa: Em Jesus há um Senhor que veio conceder a SUA VIDA em resgate pelos OUTROS - Alguém que se despoja, desce, é humilhado e dá a vida pelos seus. Deus nos chama para que "aqueles que vivem não vivam mais pra si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou". (II Coríntios 5:15) É comum vermos não somente ímpios mas também cristãos que não expressam o amor de Deus porque não conseguem se libertar de si mesmos. Nós podemos falar e cantar até não termos mais fôlego, mas há uma atitude que ecoa mais do que mil palavras: Deus não ficou gritando do trono que nos amava; Ele desceu do Seu trono de Glória, se fez semelhante e, convivendo aqui embaixo, nos incluiu na Sua humilhante e dolorosa morte para dedicar a Sua preciosa vida aos outros.
Em Provérbios 17:17 há uma passagem que relata bem essa postura de olhar para o lado: "Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão". Refletindo nessa passagem verifiquei que:
1- É muito fácil amar antes da tribulação, é muito fácil amar depois da tribulação, mas complicado é amar durante e através da tribulação.
2- Todos podem amar aquele que é o inteligente, o simpático, o atraente, o bonito, o bem resolvido, o sadio, o bem humorado, o talentoso, o de bem com a vida. Não é difícil, por motivos óbvios, amar alguém assim. Mas e quando eu não estou assim? Você ainda pode me amar? Você pode "perder" tempo comigo? E quando você não está assim? Eu ainda posso amar você? Não importa a resposta pessoal de cada um, mas Cristo nos ama qualquer que seja o nosso estado emocional ou espiritual em qualquer dia, e só poderemos fazer o mesmo em relação aos que nos rodeiam através da vida dELE em nós. O que devemos observar é a comunhão com ELE para termos Cristo formado e fazermos verdadeiramente a vontade do PAI em todas as coisas,inclusive amar uns aos outros.

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Jo 13:34

terça-feira, 4 de novembro de 2008

EXPERIMENTANDO MAIS DE CRISTO

EXPERIMENTANDO MAIS DE CRISTO

...até que Cristo seja formado em vós...Gal 4:19

Deus quer se formar em nós e não quer que nos guiemos por mais nada no mundo nem que sejamos movidos pelas circunstâncias. Seu plano de nos conquistar para Ele nos permite que estejamos no mundo, mas numa outra esfera, onde não podemos ser tocados pelas circunstâncias do mundo. O convite nos leva a uma outra região, quando cremos Deus envia a provisão para dentro de cada um. O Pai libera tudo em Cristo de forma inenarrável e o Senhor fazendo-nos entender que a circunstância não pode nos tocar independente do tamanho da tribulação ou seu grau de dificuldade. Desemprego, desilusões, brigas familiares...nada disso é maior.

Quando Paulo disse nada poderá nos separar do amor de Deus (Rom 8:39) Paulo já tinha experimentado de algumas coisas e já tinha experimentado de Cristo. A suficiência do Cordeiro se tornou maior que as dificuldades. Hoje vejo que não devemos nos preocupar em falar muitas coisas mas sim pedir ao Senhor para revelar mais, experimentar mais de Cristo. Confesso que particularmente preciso experimentar mais de Cristo. Ainda preciso crescer para que essas “outras coisas” não sejam importantes como acho que são. Eu preciso que o Senhor me convença que essas outras coisas não são mais importantes do que Ele é para mim, preciso ser convencido por Ele. Dependo do Senhor me convencer um pouco mais do que Ele é e já liberou e está dentro de mim, pois eu já cri. Às vezes a gente quer conhecer mais, mas não consegue agarrar o que conhece, tomar posse para nós.

É como a esposa que o rei tinha antes de Ester. O rei tinha dado toda a provisão para ela (esposa anterior a Ester), tudo que ela tinha era dele e vice-versa. Porém ela por estar recebendo tudo o que o rei tinha começou a fazer uma festa e esqueceu que tudo que havia conquistado era o rei que tinha dado a ela, mas ela desprezou o rei e ficou na festa.
Por vezes esquecemos que temos um Rei que está nos convidando a se alimentar, experimentar dEle, mas ainda nos prendemos aquilo que o Rei dá e esquecemos do próprio Rei.
O que aconteceu na história? O rei precisou excluir aquela esposa e escolher outra. Por vezes nos prendemos a algo mínimo e aquele pouco que temos foi Ele mesmo que liberou e que fora dEle não tem provisão, fora dEle não tem paz, não tem felicidade porque Ele é tudo isso.

Que Ele mesmo revele tudo isto para nós, que Ele é a nossa paz, nossa alegria. Que o Senhor nos ajude nesses dias a revelar isto para nós e que um dia possamos estar igual a viúva com o filho morto onde o profeta pergunta se está tudo bem e ela responde que sim. Aquela mulher tinha experimentado algo além dela, era o Senhor e é isso que precisamos experimentar também.
Precisamos que Jesus dê mais disto para nós, que convença-nos que mesmo no deserto Ele é todo nosso suprimento. Ele vai estar em cada momento nas situações mais estranhas possíveis te fazendo estar em paz, pois só nEle podemos estar bem onde não há nada em que nos segurar.

No Salmo 84:5,6 diz “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados...passando pelo vale de baca, faz dele um manancial” É uma passagem que nos identificamos muito, ela não tem coerência na razão humana pois é impossível para alguém sendo espremido ver que aquilo é uma benção! Jessie Penn-Lewis resume bem o contexto e explica bem o sentido da passagem:
“As palavras ‘Salmo dos filhos de Core’ são igualmente instrutivas, porque o termo ‘Coré’ é mais ou menos o equivalente da nossa palavra ‘Calvário’, o lugar da caveira. Espiritualmente, portanto, esses ‘filhos de Coré’ podem ser chamados de filhos da cruz. Alguns dos antigos liam assim essas palavras(...). Resumindo este ponto pode-se dizer que este Salmo foi escrito para uso dos ‘filhos da cruz’ que estão passando pelo lagar no vale de Baça.
Um salmo para o vale de Baça! Um Salmo para ser cantado no lagar! Só os ‘filhos da cruz’ podem cantar no lagar, pois só eles conhecem os segredos dos caminhos de Deus: que da morte surge a vida; do sofrimento alegria, alegria celestial; do nada, a própria plenitude de Deus.”