terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

SOBRE O AMOR II

SOBRE O AMOR II

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. I Cor 13:3
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Jo 13:34


Quando se faz algo para alguém não precisa que ninguém saiba primeiro porque a glória é do Senhor e segundo que o amor vem de dentro pra fora e isto é uma manifestação pura de Deus, Jesus morreu na cruz sem glória humana nenhuma e é assim que devemos viver as nossas vidas. Se vivemos a vida dEle manifestamos o amor pra glória dEle e não de outra pessoa.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; I Cor 13:4-7

Amar quem já gostamos é fácil, amar minha família é fácil, meus amigos...mas e quem eu não gosto? Sofrer por quem eu não gosto não é simples. A irmã Renata Silva lembrou certa vez "dar a outra face é para os meus inimigos, pra quem eu não gosto, isto não é pra quem eu acho bonzinho, isto é fácil, o difícil é falar eu não gosto dele mas eu amo". Por vezes eu brinco "eu não gosto de você mas eu te amo".
Com a vida de Cristo amamos a todos e não somente de quem gostamos.

Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Romanos 15:1,2

O Senhor está nos mostrando para suportar a fraqueza do outro e não somente de quem gostamos. Quando isto acontece a carne fala "ah ele é assim mesmo, tinha que fazer isto", mas devemos nos repreender "Senhor eu amo e tenho que orar por ele e ser misericordioso". A palavra diz pra sermos misericordiosos como Cristo foi. O que é misericórdia? É não receber o que merecemos. Temos sempre que lembrar que somos piores que todos, temos que olhar todos como superior, temos que olhar todos com misericórdia. Como Jader CM nos ensinava "todos são todos". O Senhor tem falado muito isso comigo, principalmente em relação aos meu irmãos, pois eles tem carne como eu, a única diferença são os nossos defeitos. O defeito do meu irmão é melhor que o meu defeito? Geralmente comparamos o defeito. Quando dizemos que somos melhores que o outro a gente tá dizendo que nossos defeito é melhor que o do próximo.

Na passagem de I Cor 13:4-7 citada devemos meditar em como amamos e como Deus nos ama. É claro que é pretensão acharmos que vamos amar como Ele, mas devemos buscar ser como o Filho foi, é e sempre será.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Jo 13:35

Aqui vemos que se mostrarmos o amor do Senhor os outros em volta, sendo irmão ou não, testemunharão desse amor e reconhecerão em nós Cristo. Não adianta eu declarar com minha boca que sou uma nova criatura, que Cristo habita em mim se não houver manifestação deste Amor. Em Romanos 12:9,10 vemos que esse amor não deve ser fingido. " O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." O amor nunca pode ser da boca pra fora, não adianta dizer eu amo mas esse irmão...Quando amarmos tem que ser verdadeiramente.

Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.Jo 15:9,10

Aqui vemos que o amor não vem de nós e que não temos capacidade de amar e que todo amor vem dEle.

Certo dia meditando sobre amor fui pega com uma pergunta de uma irmã comentando que eu e meu primo cuidamos muito bem de nossa avó, que amamos muito ela...e o Senhor falou no meu coração "você Me ama mais que a ama, você cuida das Minhas coisas melhor que cuida das coisas da sua avó?" Não, eu não cuido e aí estudando e vendo tudo isso será que eu amo Deus acima de tudo, acima da minha vida? Primeiro versículo que me veio foi Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mt 16:25 Para eu ter vida eu preciso amar o Senhor acima de todas as coisas e o Senhor é tão bom que Ele não precisa de nós porque Ele é soberano, Ele criou todas as coisas, Ele podia ter destruído tudo quando Adão pecou e ter feito tudo novo. A palavra dEle é por nossa causa, o Espírito Santo iluminou os homens para escrever a Palavra por amor de nós, quando Ele também não precisava e ainda assim, mesmo com Sua majestade somos recompensados por amá-Lo! Em Mt19:29 vemos E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
É muita pretensão nossa com todas essas demonstrações de amor não amarmos nosso próximo, quem somos nós para dizer que não podemos amar ao próximo com a vida do Filho dEle em nós.

E Ele coninua com Seu amor, voltando para I Cor 13, no versículo 12 vemos que teremos o privilégio de ver o Senhor como ele é Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Ele não nos salvou simplismente para nos livrar do pecado ou do inferno, mas Ele nos salvou para nos fazer conforme a imagem do Seu Filho, que é amor. Se Ele é amor o que seremos se não amarmos dessa forma que Ele nos ama? Nesses tempos do fim, onde há o esfriamente do amor, você olha para uma pessoa como se fosse nada, você olha uma pessoa com fome como se fosse um objeto, pais matam filhos e filhos matam pais...o que seria de nós sem esse amor? Lembrando que nos achamos muito bonzinho e que que achamos que Ele nos salvou por nossos méritos. Vale lembrar que Ele foi a cruz e nos salvou enquanto nós eramos inimigos de Deus e enquanto tínhamos uma natureza diabólica foi que Deus fez tudo por nós. Quem pode dizer que não posso amar meu irmão porque ele falou mais grosso comigo um dia, porque ele me irritou. Eu irrito Deus várias vezes na mesma coisa e Deus continua tendo paciência comigo.

Peço a Deus que possamos ser aperfeiçoados nesse amor que nos faz ajudar sem nem sabermos porque ajudamos e que possamos refletir a vida de Cristo para todos que estão ao nosso redor.

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. I Jo 4:8

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SOBRE O AMOR I

SOBRE O AMOR I

Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados I Jo 4:10

Se nós amamos é porque Ele nos amou primeiro. É impossível falar de amor sem falar do amor do Deus todo poderoso que entregou seu Filho por nós.

Podemos começar vendo o amor de Deus na criação, após Deus criar o homem perfeito, a Sua imagem e semelhança, este homem achou que isto não era suficiente e decidiu ser parecido com Deus o que gerou sua morte, apesar da sua desobediência Deus já lança o seu primeiro decreto de amor, a morte do homem. Se o homem continuasse imortal viveria eternamente separado de Deus condenado pelo pecado como bem ensina o irmão Antonio Roxo. Essa morte permitiu que um dia pudesse ser feita uma obra para que Ele nascesse de novo na família de Deus.

Mais ainda havia mais a ser feito, Seu amor continuou ao enviar Seu Filho, o Cristo que podia ter vindo como rei soberano mas veio como homem sujeito a um corpo falho e sofreu tudo que podemos sofrer sem deixar de ser Deus, aquEle que criou se submeteu a ser criatura.
Lucas falando da história de Jesus observa um fato interessante sobre Jesus em relação aos seus pais terrenos:
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito Luc 2:51a
O Deus infinito era sujeito a seres limitados de sua própria criação.

O aspecto universal da Sua morte na cruz também revela fatos interessantes sobre seu amor. Ele podia ter escolhido alguns, os melhores da sociedade ou aqueles que precisam mais de ajuda mas a palavra revela que Ele veio para todos
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus Jo 1:12a

Com a vida desse Deus dentro de nós, somente assim podemos começar a amar de fato.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitaria. I Cor 13:3

Na carta aos Coríntios Paulo vem fazendo uma série de observações sobre os dons e dá a entender que aquela Igreja de Corinto tinha uma série de dons, porém se ignorarmos a divisão da palavra em capítulos e lermos a carta de uma vez só como ela foi escrita, vamos reparar que logo após observar sobre os dons Paulo observa "se não tiver amor, nada disso me aproveitaria"
Nem mesmo no que concerne a Deus sem amor é válido.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SENDO TRIGO II

SENDO TRIGO II

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Jo 12:24

O Senhor é tremendo, Ele dá o remédio, mas Ele é a realidade do remédio, é o próprio remédio. A crucificação de Jesus decreta o fim da vida do homem natural, podemos dizer para nós mesmos “acabou você não tem mais jeito!”, mas infelizmente tentamos exercitar a vida desse homem natural, a gente tende a ficar preso aos problemas dessa vida. Olhar para os problemas nos rouba momentos em que podíamos estar diante do Senhor para descobrir Sua vontade e conseqüentemente não tropeçar.

Agora a minha alma está perturbada e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. Jo 12:27

O Senhor aborreceu sua própria alma e fez uma petição que todos nós faríamos “Pai, salva-me desta hora”. Quando algo nos perturba temos o reflexo “Senhor tem compaixão de mim”. O Senhor por vezes permite uma circunstância que aborrece nossa alma, que mexe com aquilo que temos por precioso (carnalmente falando) e acaba com nosso ego. Mas Jesus mesmo responde a circunstância em que lhe foi colocada, Ele colocou a respeito daquilo que o incomodava “para isto vim a esta hora” . Não entendemos que aquela circunstância colocada pelo Senhor foi proposital, para aborrecer nossa alma, muitas vezes não enxergamos que aquele carro que não pega de manhã, ou aquela solução com que estávamos contando e não veio é justamente a mão do Senhor com o fim de aborrecer a nossa alma. É nesse momento que temos praticar a vida interior e nos colocar na presença do Senhor. Aqui muitas vezes nasce o problema, pois não discernimos que aquilo que era para ser o remédio de Deus e não sendo utilizado como remédio acaba por ocupar nosso tempo e vira arma de tentação de satanás. Quando nos damos conta satanás nos roubou aquilo que Deus usaria para nos abençoar.
Não vemos que isto é provocado justamente pelo Senhor como Jó disse “Deus me deu, Deus me tirou” e Jó sofreu as maiores mazelas como registra seu livro. Vale observar que ele não tinha a presença permanente do Espírito Santo nele, como nós temos.
Não precisamos passar por isto se crucificarmos nossa carne juntamente com Cristo, pois aqui o novo homem cresce, floresce e podemos compreender a circunstância em que fomos provados e assim podemos ser abençoados e andar na realidade de Cristo que Paulo mal conseguiu descrever devido a infinitude dessa realidade.

Quando eu era criança morava no décimo andar e meu sonho era tocar no 10, chamar o porteiro para tocar o botão do elevador me chateava pois sempre gostei de ser independente.
Hoje Deus me mostrou que após crescer toco o dez com facilidade. Quando o trigo cresce aquilo que não for trigo aparecerá e será eliminado com facilidade. A vida de Cristo nos permite tocar na Sua própria realidade. Não por causa de nós mas por causa daquilo que foi dispensado para nós, aquilo que é uma dificuldade para nossa alma é realizado com facilidade com a vida do homem interior amadurecida.
Para apertarmos o dez facilmente nessa vida precisamos deixar Cristo crescer, podemos até apertar o dez pulando como nas primeiras fases do crescimento, mas esta não é Sua vontade, Sua graça consiste em nos fazer apertar o dez com facilidade.

Esta realidade já está em nós, esta realidade que caminha para a eternidade que precisamos vislumbrar e que Ele nos ajude a alcançar isto e desfrutar dessa visão.

E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,...Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.Fil 3:8,14

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SENDO TRIGO I

SENDO TRIGO I

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. Mat 13:24-30

A parábola é clara: o Senhor não tira o joio de imediato e sim espera os dois crescerem para que haja uma identificação clara de quem é de fato joio e trigo. Muitas vezes queremos fazer acepção de pessoas quando os irmãos estão pequeninos na fé considerando estes joios, mas o Senhor é cauteloso e sabe da necessidade da Igreja, por vezes é necessário para o trigo a presença do joio para treinar ou até mesmo exercitar alguma coisa no trigo.

Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus. E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Jo 12:20-23

No pensamento carnal a resposta de Jesus era sem nexo, porém se há pessoa também não praticar a vida espiritual ela pode viver a margem, apalpando as coisas de Deus sem compreender. A pessoa nascida de novo não era pra se surpreender com Deus, porém se surpreende pela falta de prática espiritual. A igreja está abarrotada de muitas coisas e campanhas para os mais diversos fins enquanto em Atos vemos que os apóstolos apenas pregavam a Cristo, pois tinha sido isto que receberam.
Precisamos estar praticando aquilo que recebemos, aquele que não pratica é possível que não tenha recebido a vida do Espírito Santo, ele pode crer, podemos crer, mas a prática da vida interior é fundamental, qualquer um pode crer e o que fazemos pode ser qualquer coisa, pensamento positivo ou uma fé ilustrativa, menos a vida em que o Senhor nos enxertou.

Esta pratica da vida interior é fundamental, mas como eu pratico esta vida?

Deus é um Deus de comunhão, Ele clama por comunhão e nos chamou para o mesmo. A comunhão é bilateral. Não basta Ele saber como você se sente, ma também como Ele se sente.
Existe o filho que se preocupa com o pai e também o que não se preocupa. Este vive um dia após o outro. Deus procura aquele que quer saber o Ele está sentindo, apesar da sua suficiência em Si mesmo Ele carece disto. Ele precisa que a Igreja o procure para saber a Sua vontade e seu sentimento. Na maioria dos casos a Igreja só olha para o próprio umbigo.

O trigo tem que buscar o que Deus quer, na sua essência busca a vontade dEle, pode passar na moenda, ser torrado e tudo mais que continua apto a ser utilizado, diferente do joio que não tem estas utilidades.
Qual o teu querer?Qual tua vontade? A todo o momento Ele quer nos levar para esta dimensão mas a carne batalha contra isto.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

TESTEMUNHO DE CONVERSÃO E BATISMO

TESTEMUNHO DE CONVERSÃO E BATISMO

Tudo sempre me levou para os caminhos do Senhor, mas eu não entendia. ...
Por exemplo: eu tenho uma amiga que me levou para um centro de macumba. Lá eu me senti muito mal, muito mal mesmo, até o cheiro me causava náusea. Nunca mais voltei lá, apesar da insistência dela...
Nesses intervalos sempre freqüentei a igreja, ia em várias,
mas sempre acolhia a Palavra do Senhor, tudo ficava bem marcado na minha mente...

Quando era criança, aos 8 anos, gostava muito de ler o livro de Provérbios, e li a historia de Salomão. A única coisa que pedia ao Senhor era Sabedoria. E Deus me dava pois antes tinha dificuldade em aprender..

Tinha muita vontade de estudar, ter um emprego melhor, casar , mas nada disso acontecia, eu ficava triste..
Se eu tivesse a cabeça que tenho hoje, eu teria pedido ajuda ao Senhor, porque eu achava que não devia pedir nada a Ele, só agradecer.
Então comecei a buscar as coisas que eu queria por mim mesma. Comecei a estudar, mas tive que parar para trabalhar, pois eu queria ter coisas. Não dava para conciliar o trabalho com o estudo.
Depois fui em busca do casamento, sai freneticamente por ai, fazendo as piores escolhas possíveis. Acho que não gostava muito de mim, e achava que eu merecia o pior e não o melhor.
Tive relacionamentos muito conturbados, que hoje me servem de exemplo para eu nunca mais cair em outra.


“ Em 2006, pela primeira vez consegui minha independência, estava trabalhando ganhando bem, estava muito feliz, mas tive um problema de saúde e fui perdendo os trabalhos, um por um.. e comecei a me desesperar.. então numa noite em que eu estava totalmente sozinha , ouvindo o programa da igreja no rádio, me veio um desespero e comecei a chorar. Então me ajoelhei no chão e pela primeira vez eu pedi ao Senhor que mudasse a minha vida e Ele respondeu rápido. “

Conheci a irmã Luci, que é uma pessoa totalmente voltada para Deus, que me ajudou a entender o que o Senhor queria dizer para mim.

Agora eu sei o que é ter comunhão com o Senhor e que eu preciso me batizar para dar o testemunho e que esse testemunho é através do batismo nas águas, que eu estou crucificada com Cristo.
Morri para esse mundo de tristeza e nasci na esperança de uma vida ressurreta em Cristo. .
Estou estudando e fazendo planos para o meu futuro, mas agora com a direção do Senhor . Minha vida agora é calma , tudo que acontece agora, não importa aonde eu esteja, se eu ver que não vai de encontro a tudo que eu acredito , paro fecho meus olhos e peço ao Senhor calma.. entendimento naquele acontecimento
Nunca li muito o novo testamento, estou começando agora, mas tenho certeza que Cristo morreu por todos nós.

E agradeço a todos os irmãos que me acolheram e não me senti preterida em nenhum momento, pelo contrário, o contato com os irmãos valeu mais que 40 anos de amizade no mundo.

Amém!!


Este testemunho foi dado pela irmã Silvana Carvalho que diferentemente do que é pregado pela maioria não creu 'apenas' no Senhor num ato de concordância religiosa ou oportunidade social, mas creu sim que é filha do Deus altíssimo, morta, sem dívidas para com o mundo, justificada, regenerada por Cristo Jesus por meio da Sua morte na cruz. Baseado neste fato entendeu que precisava passar pelas águas do batismo para testemunhar que não pertence mais a este mundo mas que é uma cidadã celeste não por causa de si mas por causa daquEle que nos amou primeiro.