sábado, 9 de agosto de 2008

O PERIGO DO DINHEIRO

O PERIGO DO DINHEIRO

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 João 2:15-17


O mundo mencionado é o sistema operacional implantado. “O mundo jaz no maligno.”.
Então a Palavra do Senhor nos diz que a concupiscência, que é tudo que gera pecado no homem, não deve ser atendida pelo cristão. Ao contrário, não devemos amar o mundo nem viver a mercê do sistema.

Este sistema desvencilhado de Cristo funciona através do dinheiro, onde existe total fixação e empenho de energia das pessoas. Ocorre que o dinheiro é um meio, não um fim. Quando não se tem essa consciência, o inimigo encontra uma brecha fácil de entrada para que não andemos no caminho que o Senhor nos preparou de antemão (Ef 4:27: “não deis lugar ao diabo”).

Em Eclesiastes 5:10 vemos que
Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.

Vaidade=futilidade, Como dizia Jader C. M. "Vaidade é dar valor a algo que de fato não tem valor"

E em 1 Timóteo 6:9-10 o Senhor nos alerta pelos riscos que a ganância pelo dinheiro nos faz passar:

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

É comum vermos na mídia uma propaganda incessante do consumo de coisas desnecessárias, onde os indivíduos são acostumados desde a infância a associar que a felicidade é diretamente relacionada ao dinheiro. Consequentemente é comum vermos que alguns adquirirem dívidas para satisfazerem a vontade de possuir algo muitas vezes dispensável. Em Romanos 13:8 podemos verificar que não nos é cabível dever coisa alguma, exceto amor.

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

Podemos argumentar que precisamos adquirir diversos bens e serviços cabíveis para convivermos em sociedade, o que não é incorreto este raciocínio, porém precisamos ter firme em nossos corações que é a benção de DEUS que enriquece: Primeira parte de Deuteronômio 8:18 diz "Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza"

Logo, devemos olhar sempre para CRISTO para termos a abundância que vem dELE mesmo, como está descrito em Filipenses 4:12-13

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. bPosso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Nenhum comentário: