sexta-feira, 15 de maio de 2009

VIGIANDO NOSSA INTENÇÃO

VIGIANDO NOSSA INTENÇÃO

Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas (coração), para que possa ler até quem passa correndo. Hb.2.1,2
Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei, eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão...Jr. 31. 33,34

O anseio de Deus é que nós conheçamos qual a vontade do nosso coração. Fazemos as coisas para o propósito eterno de Deus ou para nossa vida terrena?

Sabemos que o livro de Obadias é todo dedicado contra Edom, que era filho de Esaú, irmão de Jacó.
Visão de Obadias. Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom: Temos ouvido as novas do Senhor, e às nações foi enviado um mensageiro que disse: Levantai-vos, e levantem-nos contra Edom, para a guerra. Eis que te fiz pequeno entre as nações, tu és mui desprezado. A soberba do teu coração te enganou...Ob. 1-3

De novo vemos a palavra CORAÇÃO.
Esaú irmão de Jacó tinha ciúmes dele devido a benção que Deus deu a Jacó. E Edom vingava Israel através da violência, orgulho e justiça própria.
Em Ob. 6-a, Deus diz duas frases exclamativas: “Como foram rebuscados os bens de Esaú!” A resposta vem a seguir nos versos 10-14 – “ Por causa da violência feito a teu irmão do Jacó, cobrir-te á a vergonha, e serás exterminado para sempre. No dia em que, estando tu presente, estranhos lhe levaram os bens, e estrangeiros lhe entraram pelas portas e deitaram sortes sobre Jerusalém, tu mesmo era um deles. Mas tu não devia ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade, nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína, nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia.”Ou seja da mesma maneira que a casa de Edom fez com a casa de Israel, Deus faria com eles conforme Ezequiel 25. 12,13 – “ Assim diz o Senhor Deus: Visto que Edom se houve vingativamente para com a casa de Judá e se fez culpadíssimo, quando se vingou dela, assim diz o Senhor Deus: Também estenderei a mão contra Edom e eliminarei dele homens e animais, torná-lo-ei deserto, e desde Tema até Deda cairão à espada.”
Ob. 6-b, “Como foram esquadrinhados os seus tesouros escondidos!” ou seja, qual a intenção do nosso coração para fazer qualquer coisa para Deus?
Ob. 3 – “A soberba do teu coração te enganou...”, e Deus deixa claro no verso 4 que diz: “ Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor.”

Muitas vezes fazemos coisas para agradar a Deus mas visando único e exclusivamente o nosso EGO, o nosso EU, para o nosso prazer. E no verso 4, Deus nos dá uma demonstração para os que tem esta intenção no coração.
Temos que pedir ao Espírito Santo para que nos revele a vontade de Deus e nos esclareça através da luz que penetra nosso tenebroso coração se estamos de acordo com a vontade de Deus ou nossa vontade.
Tomemos 2 exemplos: Em Atos 5, vemos Ananias e Safira, onde venderam uma propriedade e reteve parte do dinheiro não levando totalmente aos apóstolos. No verso 3, Pedro pergunta: Por que encheu Satanás teu coração para que mentisse ao Espírito Santo?Verso 4, “Como, pois, assentaste no coração este desígnio?” Eles estavam tentando ao Espírito Santo e não a homens. Assim também é o nosso coração carnal, sempre queremos algo em troca com Deus, sempre queremos barganhar algo.

Na Igreja, nós nunca ganhamos (apenas Cristo) e sim perdemos porque há uma relação de troca. Em Atos 11. 22-24 – Na igreja de Antioquia, Barnabé desceu para ajudar estes irmãos espiritualmente e quando teve fome na Judéia, os irmãos de Antioquia mandavam socorro material aos irmãos da Judéia.

Outro exemplo foi Jonas, Deus o mandou pra Nínive mas ele fugiu de Deus para o mar e lá mesmo Deus o disciplinou em seu esconderijo.
O livro de Jonas nos revela as obras secretas do coração não só de um descrente mas de todos até mesmo dos crentes. Deus quebrantou seu coração e apesar da traumática experiência pelo que passou, ele quis tomar para si os créditos da mensagem. A sua preocupação maior era com a sua própria reputação de profeta, mais do que com o direito de Deus de demonstrar misericórdia àquela cidade. A prova do quebrantamento do coração de Jonas foi que ele escreveu sem tentar encobrir os próprios erros.

Isto nos ensina os cuidados que temos ter a tudo o que fizermos pelo Senhor. Jamais devemos buscar reconhecimento ou honra para nós e sim obedecer por amor a Deus em prol do destino eterno e benção espiritual dos outros.

Nenhum comentário: