quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

DEUS OBRIGADO PELA ORAÇÃO PARTE II

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele. Luc 18:9-14a

Esta parábola proposta por Jesus foi dita quando O mesmo estava falando sobre o dever de orar sempre(cf Luc 18:1). De forma mto interessante a mesma é sempre utilizada para mostrar nossa condição de pecadores diante de Deus e a hipocrisia da religiosidade.
Porém o publicano da parábola tem outra característica que geralmente passa desapercebida: o mesmo ora com um coração derramado diante de Deus. Sem delongas e ensaios ou preocupado em cumprir ritos de humildade o publicano reconhece sua indignidade e entrega para Deus a única coisa que o homem pode entregar para Deus: o nosso pecado, o coração escancarado que não esconde o que tem por dentro. Charles Ryrie observa que quando o publicano diz "se propício"(18:13) ele quer dizer para Deus "considera-te pago e satisfeito", ou seja, esse coração pecador é o que eu tenho pra te dar.
A resposta de Deus não podia ser mais fantástica: Jesus diz que este voltou para casa justificado(Luc 18:14). Deus afirma que a entrega do nosso coração na exata condição que se encontra e com tudo que tem dentro nos transforma em inocentes sem culpa! Isso é maravilhoso demais!
Teve um assassino e traidor que recebeu a alcunha de ser um homem segundo o coração de Deus. Pode parecer chocante considerando as normas da sociedade que vivemos mas apesar dos seus pecados Davi sempre foi um homem que se coloca por inteiro na presença do Senhor, nada era escondido. Quando questionado sobre  seu crime em relação a Urias admitiu sem rodeios ou justificativas(II Sam 12:13). Davi tb era um homem sensível a vontade de Deus, e tinha uma relação 100% aberta. Quando olhamos os Salmos com cuidado vemos que ele conversa com Deus como de maneira íntima, sem ensaios fala sobre tudo: diz de quem não gosta, o que o incomoda, suas angústias, vitórias e fracassos, comemora, reclama das traições, do ímpio e além disso tudo orava desejoso de ter seu coração sondado por Deus(Salm 139). 
São poucos que tiveram uma postura dessas com tanta ousadia e confiança de maneira sincera e prática. A maioria diz que Davi é um homem segundo o coração de Deus por causa da sua obediência, olhando para a bíblia e confrontando comigo mesmo e com o mundo de pessoas que vejo entendo também que Davi era descrito assim principalmente pelo seu coração totalmente entregue, de porões abertos e escancarados para o único capaz de curar as feridas e ainda  justificar pessoas quebradas por causa dessa entrega. Somente um Deus de amor infinito troca pecados confessados por graça.
Deus obrigado pela oração que me convida e permite falar tudo e ainda traz o alívio da culpa e da dor.

Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei... Mat 11:28a

Nenhum comentário: