segunda-feira, 19 de maio de 2008

CUIDADOS COM A PALAVRA I

CUIDADOS COM A PALAVRA I

Devemos ter cuidado e verificar o que realmente edifica nossa vida. A bíblia é o instrumento único utilizado para retratar Deus na pessoa de Cristo. As muitas doutrinas criadas por homens ao longo da história podem nos fazer desconsiderar a verdade absoluta que se encerra na palavra de Deus:
“Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela...” Deut 4:2
“...não ultrapasseis o que está escrito...” I Cor 4:6


Paulo deixa claro que Cristo é o único fundamento:
“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”I Cor 3:11

Para discernirmos o que ouvimos é só verificarmos o foco da pregação. No livro de Coríntios Paulo faz indagações preciosas sobre o mérito da pregação e de quem é a glória, deixando claro que a revelação não vem de homens e nenhum tem mérito nela:
“Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?” I Cor 4:7

Muitos desvios vem porque muitos estão atrás de poder e não de palavra, porém quando olhamos as escrituras vemos que Jesus observa que poder é algo que vem após o conhecimento da palavra:
“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras(1º), nem o poder(2º) de Deus.” Mt 22:29
Conhecer a palavra é conhecer a Cristo , pois toda a escritura só testifica dEle mesmo:
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” Jo 5:39

A revelação

Sem a revelação do Espírito Santo não há como entender a palavra, temos que pegar o tudo de Deus deixado para nós nas escrituras, pois é nas escrituras que todos os tesouros da sabedoria e da ciência estão ocultos (cf Dan 2:20; Col 2:2,3).
Temos que ter em mente que Deus tem o desejo de revelar-Se, porém não devemos atropelar querendo mais do que nos é devido, pois se ultrapassar nossa capacidade podemos sair da centralidade de Cristo e nos tornarmos soberbos. Devemos seguir como diz o cântico "só queremos avançar se for contigo”. A revelação acompanha a maturidade da vida cristã.
Para recebermos a revelação temos que estar praticando duas faculdades básicas que o Espírito Santo coloca nos filhos de Deus: discernimento espiritual (para identificar o que vem e o que não vem de Deus) e a comunhão (para que se manifeste a multiforme sabedoria de Deus). Porque Tudo de Deus começa pelo espírito: “Porque Deus a quem sirvo no meu espírito...”Rom 1:9
Em Mateus quando Jesus indaga os discípulos sobre quem Ele era vemos bem a diferença da interpretação da alma, que consiste na opinião humana, em contraste com a revelação em espírito que Pedro teve:
13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. (interpretação carnal, da alma)
15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.(a revelação)
17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.


Vemos que a iluminação para o conhecimento é sempre de origem divina
“E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles...Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.”Luc24:36,45

Com a revelação há o esclarecimento da palavra:
“A revelação das tuas palavras dá luz...”Sl 119:130

Devemos tomar cuidado com as faculdades da alma para podermos compreender a revelação de Deus que é espiritual. Devemos saber separar os 3 tipos de vontades: a de Deus a da alma e a do maligno. Temo que estar capacitados através da iluminação vinda das escrituras para saber discernir o que ouvimos utilizando o nome de Deus. Vale lembrar que os de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica porque ouviam e conferiam nas escrituras (cf At 17).
Portanto não se deve fazer como o diabo, que na tentação do deserto pegava um versículo isolado e interpretava da sua própria maneira visando seus interesses egoístas. Paulo exorta em Timóteo para que, assim como Jesus na tentação, que estejamos firmados em toda a escritura e nunca em versículos isolados, pois é assim que se começam nocivas doutrinas que desviam o foco de Cristo.
Que Deus em tudo nas nossas vidas seja glorificado.
“...para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.”I Pe 4:11

Nenhum comentário: