quarta-feira, 21 de maio de 2008

ALEGRIA NO SENHOR

ALEGRIA NO SENHOR

Quando somos de DEUS, o fardo dos nossos pecados já está resolvido. Esse componente que impediria, que atrapalhava a nossa felicidade já foi eliminado na cruz de CRISTO.

Em Isaías 53:4-5 ele deixa bem claro:
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

Alegria não é resultado de circunstâncias favoráveis, mas da vida de CRISTO em nós.
Para não perdermos a alegria da salvação, devemos trazer sempre à mente de onde fomos tirados: éramos das trevas e agora somos luz.

Vemos em João 15:11 (Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo) a alegria em guardar as coisas do Senhor; o conhecimento do evangelho leva aquele que crê à imediata alegria da graça de DEUS.

Filipenses 3:1-2
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;”

GUARDAI-VOS = ACAUTELAI-VOS = tome cuidado com aquele que traz a mensagem das trevas, que traz coisas que nos tiram a alegria de CRISTO.
Como diz o Salmo 120:2 SENHOR “livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora.”

A alegria NO SENHOR que é descrita na passagem é diferente da alegria oriunda da nossa euforia, que é algo momentâneo, descartável.
Já a alegria NO SENHOR não acaba, ao contrário: A situação pode estar horrível, tragédias acontecendo e você pensa: “não sei de mais nada, sei que o SENHOR está aqui comigo – então perdido eu não estou! Vai ficar tudo bem!”

Filipenses 4:4-7
“Regozijai-vos (Alegrai-vos ) sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

“Alegrai-vos” é uma ordem de DEUS, um imperativo. ELE não nos manda fazer o que não somos capazes. “Outra vez digo”, isto é, ELE repete, devido a nossa dificuldade de escutar, prestar atenção, de ruminar o que ouvimos. Quando há a repetição devemos parar para verificar o que Jesus está mandando dar ênfase.

Nós podemos argumentar que as circunstâncias ao nosso redor nos abatem . Podemos deixar nossa inquieta alma nos impedir de ser alegres sempre. Porém, toda passagem fala que não devemos nos alegrar por nossos próprios méritos, olhando para nós mesmos, mas para O SENHOR. Em Deuteronômio 8:17 ELE diz: E não digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. E também em Jeremias 9: 23-24
“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”

Nós devemos olhar para a segurança que DEUS nos traz de que tudo vai ficar bem, porque a vontade DELE é boa, perfeita e agradável.
Quando o versículo 6 de Filipenses 4 nos diz: “não estejais inquietos/ansiosos por coisa alguma” Ele diz que nenhuma preocupação, nenhum motivo que seja causa de tristeza ou angústia é algo legítimo. Ele ainda nos diz a maneira de nos livrarmos do transtorno: “antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”

Então devemos transmitir ao SENHOR o que nos aborrece e ao mesmo tempo dar graças a tudo o que está acontecendo, pois ELE cuida de nós e sabe de todas as coisas.
O SENHOR é o único refúgio do oprimido, conforme Salmo 9:9-10
“O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.”E no Salmo 37:5 está escrito : “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará” – É o falar com o SENHOR e largar na mão DELE o que quer que seja.
Confiar é entregar, se render a Ele, deixar com Ele a responsabilidade de estarmos bem.
Em 1 Pedro 5:7 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
Se estivermos debaixo da vontade do Senhor, devemos aguardar sossegados o que ELE preparou para nós, como vemos em Eclesiastes 9:7:
“Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.”

Como lembrou bem o irmão Silas:
"Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai." Gálatas 4:1-2 – Enquanto não tivermos a maturidade para desfrutar a herança que é CRISTO, continuaremos a cair, pois Deus deu toda provisão quando pôs CRISTO em nós. Porém, sempre buscamos outra provisão e aí está o erro. A maturidade dos apóstolos e outros personagens da Bíblia está em ter no SENHOR a solução, utilizar a provisão, a suficiência de Cristo para dispor da alegria mesmo na circunstância adversa. A confiança de Pedro, a tranqüilidade da certeza da proeminência de Cristo era tamanha que dormiu quando foi encerrado na prisão necessitando que o anjo o acordasse (cf At 12:7). Vemos nesse testemunho a postura imatura substituída pela certeza da operção do Deus soberano.

E o irmão Roberto ainda lembrou: O reino é inabalável, quanto mais o homem interior (onde habita esse Reino inabalável) for superior, a alma não terá espaço para manifestar seus desejos nocivos e poderemos ter uma vida vitoriosa em todos os aspectos.

Em suma, a alegria do Senhor é um imperativo independente de circunstâncias que nada nem ninguém pode tirar
“Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.” Jo 16:20-22

Um comentário:

Guta disse...

amém!
ôh Senhor desejamos que de Ti venha nossa Alegria, nosso Gozo, nosso Regozijo! Ah, meus amados irmãos, possamos nós também, pela misericórdia do Senhor, aprender a estar alegre no Senhor! Alegremos nos Senhor! Outra vez digo alegrai-vos no Senhor! Todas as nossas fontes estão no Senhor já dizia o salmista(salmo 87:7 e 36:9). Que o Senhor mesmo nos revele o tamanho destas maravilhas que estão contidas no nosso Deus!
:)
Paz!