sábado, 21 de junho de 2008

ANSIEDADE

Ansiedade

Leitura de Mt 6:19-34
"...Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo...Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas..."

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo.
Parente próximo do medo, (muitas vezes onde a diferenciação não é possível), é distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estímulo tem características mais subjetivas.
A ansiedade tem um poder corrosivo na alma e pode também atingir a saúde física de uma pessoa.
Segundo o registro da Bíblia, há dois tipos de fardos: o do pecado e o da ansiedade. Se o problema dos pecados não for resolvido, é impossível haver alegria. Se o problema da ansiedade não for solucionado, tampouco haverá alegria. Se o problema do fardo dos pecados for resolvido e o da ansiedade permanecer, a alegria alcançada será incompleta. Para ser feliz, o homem precisa resolver tanto o problema do fardo dos pecados como o da ansiedade.
"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos...Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça". Fp 4:4,6
O versículo 4 diz que devemos alegrar-nos e o versículo 6 diz que não devemos ficar ansiosos por nada. Já que o Senhor está perto, devemos alegrar-nos; já que Ele está perto não devemos ficar ansiosos por coisa alguma.

A inquietação é uma terrível inimiga da alegria do homem

O antídoto esta em nos lançarmos ao Senhor todo o nosso fardo de preocupação.
Lemos em 1Pe5:7 “lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vos”
Não devemos estar ansiosos nem mesmo por aquelas coisas que julgamos legítimas.
Mt 6:25 “por isso vos digo:não andeis ansiosos pelo que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?"
E o Senhor recomenda:
“observai as aves do céu: não semeiam , não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustente. Porventura não valeis vos muito mais do que as aves”? Mt 6:26
O senhor Jesus não deseja que andemos com o coração apertado e ansioso pelos problemas e faz um convite:
“vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados , e eu vos aliviarei. Tomai sobre vos o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve./Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Mt 11:28/Fil 4:4-7

No texto inicial de Filipenses 4 vemos: "E a paz de Deus (...) guardará os vossos corações". No original grego, o termo "guardará" é um termo militar, que pode ser traduzido como "vigiará" ou "guarnecerá". O mesmo sentido é encontrado em 2 Coríntios 11:32: "Em Damasco, o governador preposto do rei Aretas, montou guarda na cidade dos damascenos, para me prender." Naquela época, o governador de Damasco queria prender Paulo, por isso ele enviou soldados para cercar a cidade e guardá-la. Da mesma forma que os soldados guardaram a cidade, a paz de Deus também guarda o nosso coração. Nenhuma preocupação exterior pode invadir a paz de Deus em nosso coração. A paz de Deus vigiará e guarnecerá o nosso coração, de modo que ele fique livre das invasões da ansiedade. Isso é simplesmente maravilhoso! Com a proteção da paz de Deus guardando o nosso coração e a nossa mente, que ou quem conseguiria intrometer-se em nosso coração e perturbar o nosso descanso?
Deus ordena que em tudo se tornem conhecidas diante Dele as nossas petições, pela oração, súplicas e ações de graça. Ele também promete que a Sua própria paz agirá como soldados guardando-nos, a fim de que todos os distúrbios, intolerâncias e inquietações sejam excluídos. Realmente a paz de Deus é a paz que excede o nosso entendimento, isto é, jamais poderíamos imaginar que existisse algo como a paz de Deus. Se em tudo confiarmos Nele, a paz que homem algum pode imaginar virá guardar o nosso coração, capacitando-nos então a atravessar com segurança todas "as tempestades" no mar do mundo.
Há muitos que vivem ansiosos por questões que nunca irão acontecer, há pessoas que vivem prisioneiras de fantasmas, de problemas imaginários.
O principal é o reconhecimento que nada podemos fazer para sair desse estado ansioso a não ser se render incondicionalmente ao Senhor, reconhecer o poder da graça libertadora de Deus. "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo/Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."2Cor 12:9-10/Is 40:31.

Aquietar-me simplesmente, e saber que Deus é Deus!

Um comentário:

Guta disse...

Oi Gustavo, Bruna e Irmãos!
ufa!
Amém!
:)
Louvo ao Senhor pela vida de cada um de vocês.
Oro para que o Senhor continue conquistando, mais os nossos corações. Nos anime a prosseguir para o Alvo, Autor e consumador da nossa Fé.
Permaneçamos NELE! Porque ao nosso Senhor toda Gloria Honra Poder e Louvor.
Este é o nosso desejo verdadeiro que Seu Reino seja expandido na terra.
um grande abraço,
no amor dAquele que nos amou primeiro,
aprendendo amar,
Guta