segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A DOENÇA DO "EU"

A DOENÇA DO "EU"

pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. Fil 2:21
Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu,senão também cada qual o que é dos outros.Fil 2:4
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:5
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 1 Cor 13:4
não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 1 Cor 13:5


Se há uma doença que vemos se alastrando na sociedade é a doença do"EU". É comum vermos camisetas, frases proferidas em conversas entre as pessoas ou livros de "auto-ajuda" onde o lema é "Eu sou o centro da minha vida". A mensagem de Jesus confronta com essa vida voltada para o amor excessivo aos próprios bens de uma forma muito expressa: Em Jesus há um Senhor que veio conceder a SUA VIDA em resgate pelos OUTROS - Alguém que se despoja, desce, é humilhado e dá a vida pelos seus. Deus nos chama para que "aqueles que vivem não vivam mais pra si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou". (II Coríntios 5:15) É comum vermos não somente ímpios mas também cristãos que não expressam o amor de Deus porque não conseguem se libertar de si mesmos. Nós podemos falar e cantar até não termos mais fôlego, mas há uma atitude que ecoa mais do que mil palavras: Deus não ficou gritando do trono que nos amava; Ele desceu do Seu trono de Glória, se fez semelhante e, convivendo aqui embaixo, nos incluiu na Sua humilhante e dolorosa morte para dedicar a Sua preciosa vida aos outros.
Em Provérbios 17:17 há uma passagem que relata bem essa postura de olhar para o lado: "Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão". Refletindo nessa passagem verifiquei que:
1- É muito fácil amar antes da tribulação, é muito fácil amar depois da tribulação, mas complicado é amar durante e através da tribulação.
2- Todos podem amar aquele que é o inteligente, o simpático, o atraente, o bonito, o bem resolvido, o sadio, o bem humorado, o talentoso, o de bem com a vida. Não é difícil, por motivos óbvios, amar alguém assim. Mas e quando eu não estou assim? Você ainda pode me amar? Você pode "perder" tempo comigo? E quando você não está assim? Eu ainda posso amar você? Não importa a resposta pessoal de cada um, mas Cristo nos ama qualquer que seja o nosso estado emocional ou espiritual em qualquer dia, e só poderemos fazer o mesmo em relação aos que nos rodeiam através da vida dELE em nós. O que devemos observar é a comunhão com ELE para termos Cristo formado e fazermos verdadeiramente a vontade do PAI em todas as coisas,inclusive amar uns aos outros.

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Jo 13:34

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado por me fazer ter pena do meu apego a mim mesmo.