segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

QUANTO TEMPO HÁ QUE LHE SUCEDE ISTO?

QUANTO TEMPO HÁ QUE LHE SUCEDE ISTO?

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam... E trouxeram-lho;...e perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. Marcos 9:17,18,20a,22-27

Apesar de esta passagem ser relatada nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, vamos estar analisando através de Marcos que nos deixa um detalhe precioso.
Lucas é o mais detalhista dos escritores dos evangelhos mas somente Marcos registra a pergunta de Jesus ao pai e sua resposta (Mc 9:21): Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância

A pergunta nos leva a evidenciar que o problema ia além de uma doença física. Nos dias de hoje certamente se tomaria o problema por uma epilepsia, porém as atitudes do garoto, o tempo de doença e as prováveis tentativas frustadas de curar o filho tinham fracassado. A pergunta também remete ao anseio de Jesus em libertar.

Isto pode nos levar a refletir diante do Senhor. A pergunta de Jesus também levava aquele pai a refletir e a clamar com mais força, pois Lucas registra que aquele era seu único filho (Lc 9:38).
Jesus observa que se aquele pai cresse tudo era possível (Mc 9:23). O pai olhando para o tamanho do problema disse que cria, mas considerou que não o suficiente (Mc 9:24). Jesus não responde a incredulidade do pai, mas vendo uma oportunidade para Se revelar cura o jovem, dando também um testemunho a multidão que se aglomerava para ver o que ia acontecer(Mc 9:25).
A reflexão que Jesus induz o pai(e a nós) a fazer não era para que se olhasse o tamanho do problema, mas sim para o Deus absoluto sobre todo o problema e sedento em se revelar para uma humanidade perdida e incrédula.

2 comentários:

Irmã Marcia disse...

Graça e Paz!É maravilhoso ver como o SENHOR sempre quer se Revelar aos seus.A posição deste pai foi fundamental.Como irmã que serve as criaças não posso deixar de destacar mais um ângulo especial desta passagem,pois foquei justamente no evangelho de Marcos.A preciosa pergunta que o SENHOR fez ao pai da criança no Cap:9:21 Perguntou Jesus ao pai do menino:Há quanto tempo isto lhe sucede?desde a INFÂNCIA,respondeu;Como podemos ver o Senhor havia falado que aquela geração era uma geração incrédula.Pois com certeza o SENHOR sabia o que estava ocorrendo e á quanto tempo também.Mas para demonstrar aquele povo incrédulo; ELE fez esta pergunta.E o importante observar que o pai responde:desde de a Infância.Então temos um caso de possessão maligna em crianças,coisa que muitos fazem questão de dizer que não existe.Gosto muito desta passagem,pois em um seminário sobre problemas espirituais em crianças estudamos este vercículo,lógico que não isolado.Outro ponto é o hambiente que o pai estava.Um lugar em que as pessoas eram muito incrédula e isto o SENHOR não se agrada,mas o pai percebendo que sua falta de fé prejudicaria a cura de seu filho,logo CLAMOU!!!(com lágrimas!!)Eu creio!Ajuda-me na minha falta de fé!!!Hoje podemos ver poucos pais fazendo isto por seus filhos,que tem se perdido em meio a tantas coisas deste mundo maligno!Ao passo que louvo ao Senhor pelo clamor deste pai que mesmo com pouca força não desistiu do seu filho.Oro ao SENHOR que levante outros pais como ele para que muitos filhos sejam libertos!!!Glória a DEUS por sua misericórdia e Graça!

Filha de Deus disse...

QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A VIDA E GUIANDO SEUS PASSOS E SUAS PALAVRAS!

FIQUEM COM DEUS!