sexta-feira, 10 de outubro de 2008

JUSTIFICAÇÃO PELA GRAÇA

JUSTIFICAÇÃO PELA GRAÇA

“Quando vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, porque obrigar os gentios a viverem como judeus? Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios,”Gálatas 2.14-15

Acima sublinhei algumas palavras onde troquei as mesmas para que pudesse ficar mais claro o assunto que tenho estudado. Ficando assim: “Quando vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presença de todos: se, sendo tu cristão, vives como gentio e não como cristão, porque obrigar os gentios a viverem como cristãos? Nós, cristãos por graça e não obras,” (obras estas as quais pode-se incluir: circuncisão, guardar o sábado, restrições de alimentos, tosquiar cabelo e todos os esforços humanos em guardar a lei).
Nesta mesma carta, Paulo, no capítulo 2, verso 20, diz: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Em algumas traduções, a preposição do está colocada de forma errônea, ou seja, a frase correta seria: “ ... vivo pela fé no Filho de Deus...” para testificar o que diz as Escrituras, Porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas, para mostrar que até a Fé que nós temos não provêm de nós mesmos conforme diz em Hebreus 12.2 “ ...olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...”. Porque em nós não habita bem algum.
Neste mesmo capítulo de Gálatas, no verso 16 diz: “... sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”
“...o homem não é justificado por obras da lei...” , de acordo com Salmos 143.2-b “... porque à tua vista não há justo nenhum vivente.”, ou seja, ninguém é capaz de guardar a lei perfeitamente, onde circunstâncias legais não mantinham um relacionamento correto com Deus e sim pela fé em Cristo Jesus. Pode-se ver um exemplo claro disto na parábola do jovem rico em Mateus 19.16-22, onde o jovem rico cumpria todos os mandamentos do Velho Testamento (obras), mas quando foi para cumprir e praticar o Novo Testamento, ele se entristeceu. Ele estava enfocado na salvação pelas obras, sabia tudo sobre religião.
“...mediante a fé em Cristo Jesus...” , às vezes parece muito vago crer naquilo que não vemos ou esperamos que vá acontecer. Muitas vezes ficamos tão perdidos na nossa carreira cristã porque as nossas orações e petições demoram em se concretizar, realizar, e as vezes isto não acontece e com isto parece que nossa fé vagueia. Parece que cremos em vão. Parece que vivemos uma vida cristã sem sentido. Por isso, é necessário o Espírito Santo que testifica em nosso espírito que a fé que nós temos não é oriunda de nós e sim de Cristo Jesus. “Bem aventurado os que não viram e creram.” João 20.29-b

GRAÇA – vocábulo grego – charis. Ato de bondade imerecido, tudo o que Deus nos deu em Cristo. A graça restaura e renova a glória perdida da humanidade. Na passagem de Tito 3.4-5: “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo...” , a expressão para com todos é sem distinção conforme Romanos 3.22.
Seguindo o texto de Tito, no verso 7, tem a expressão “... justificados por graça...” e ainda em Efésios 2.8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie.” E 1º Timóteo 1.9 “...Deus nos salvou e nos chamou com santa vocação não segundo as nossas obras mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus...”
Em Romanos 3.21-25 “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus, verso 22, a fé em Jesus Cristo, para com todos e sobre todos os que crêem, porque não há distinção, 1.16-17, “..."porque o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego, visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé...” , ou seja , a FÉ, é o instrumento e não a causa final, segundo Romanos 3.28.

Em Isaías 55. 1, “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas, e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei, sim, vinde comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” Este verso nos fala que está chamando os que tem sede pelas coisas espirituais e que o dinheiro não pode comprar a salvação, a satisfação completa. E no verso 13, “Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta, e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto.” , ou seja, o castigo é substituído pela Salvação. Amém.

Um fazendeiro certa vez andando pelas suas terras se deparou com um filhote de águia no ninho e o pegou para criar junto com suas galinhas. Passado certo tempo, o filhote cresceu. E certa vez, uma paisagista passando por aquela região, viu aquela cena onde o filhote de águia estava ciscando como galinha. E o paisagista disse ao fazendeiro que aquele filhote não era galinha e sim águia, mas o fazendeiro retrucou com uma negativa, dizendo é uma galinha sim porque vive como galinha, cisca como galinha. O paisagista disse que iria provar para ele que aquele filhote não era galinha e pegou o filhote na mão e disse: “Voa águia! Você não é galinha”, mas o filhote caiu no chão e começou a ciscar. O paisagista inconformado com aquilo convidou o fazendeiro para ir num local mais alto e fez a mesma coisa, mas o filhote não quis voar e voltou para o chão para ciscar e sempre dizendo: “Não é possível, esta ave é uma águia e porque não vive como tal?” O paisagista voltou depois de alguns meses e a cena continuava a mesma, a águia ciscando e vivendo como galinha e levou o fazendeiro para um alto de montanha e disse que iria provar que aquela ave era águia e não galinha. Chegando no cume da montanha pegou a águia no seu braço e a soltou e disse para voar, a águia bateu as asas mas quando olhou para o chão viu as galinhas ciscando e foi ciscar também. Assim, voltando ao começo deste texto, como podemos nós cristãos salvos pela Graça, vivermos como galinhas ciscando as carniças deste mundo, vivendo como este mundo, Pedro disse que somos peregrinos e forasteiros desta terra, não pertencemos aqui, Não podemos ser como os corvos que Noé soltou para procurar lugar seco mas achou carniça e ficou nelas se alimentando. Nós somos águia, a nossa Pátria está no céu, temos que viver olhando para o horizonte sem desviar nossos olhares para qualquer lado. Que Deus tenha Misericórdia de nós.

Nenhum comentário: