quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SENDO TRIGO I

SENDO TRIGO I

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. Mat 13:24-30

A parábola é clara: o Senhor não tira o joio de imediato e sim espera os dois crescerem para que haja uma identificação clara de quem é de fato joio e trigo. Muitas vezes queremos fazer acepção de pessoas quando os irmãos estão pequeninos na fé considerando estes joios, mas o Senhor é cauteloso e sabe da necessidade da Igreja, por vezes é necessário para o trigo a presença do joio para treinar ou até mesmo exercitar alguma coisa no trigo.

Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus. E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Jo 12:20-23

No pensamento carnal a resposta de Jesus era sem nexo, porém se há pessoa também não praticar a vida espiritual ela pode viver a margem, apalpando as coisas de Deus sem compreender. A pessoa nascida de novo não era pra se surpreender com Deus, porém se surpreende pela falta de prática espiritual. A igreja está abarrotada de muitas coisas e campanhas para os mais diversos fins enquanto em Atos vemos que os apóstolos apenas pregavam a Cristo, pois tinha sido isto que receberam.
Precisamos estar praticando aquilo que recebemos, aquele que não pratica é possível que não tenha recebido a vida do Espírito Santo, ele pode crer, podemos crer, mas a prática da vida interior é fundamental, qualquer um pode crer e o que fazemos pode ser qualquer coisa, pensamento positivo ou uma fé ilustrativa, menos a vida em que o Senhor nos enxertou.

Esta pratica da vida interior é fundamental, mas como eu pratico esta vida?

Deus é um Deus de comunhão, Ele clama por comunhão e nos chamou para o mesmo. A comunhão é bilateral. Não basta Ele saber como você se sente, ma também como Ele se sente.
Existe o filho que se preocupa com o pai e também o que não se preocupa. Este vive um dia após o outro. Deus procura aquele que quer saber o Ele está sentindo, apesar da sua suficiência em Si mesmo Ele carece disto. Ele precisa que a Igreja o procure para saber a Sua vontade e seu sentimento. Na maioria dos casos a Igreja só olha para o próprio umbigo.

O trigo tem que buscar o que Deus quer, na sua essência busca a vontade dEle, pode passar na moenda, ser torrado e tudo mais que continua apto a ser utilizado, diferente do joio que não tem estas utilidades.
Qual o teu querer?Qual tua vontade? A todo o momento Ele quer nos levar para esta dimensão mas a carne batalha contra isto.

Nenhum comentário: