terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

SOBRE O AMOR II

SOBRE O AMOR II

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. I Cor 13:3
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Jo 13:34


Quando se faz algo para alguém não precisa que ninguém saiba primeiro porque a glória é do Senhor e segundo que o amor vem de dentro pra fora e isto é uma manifestação pura de Deus, Jesus morreu na cruz sem glória humana nenhuma e é assim que devemos viver as nossas vidas. Se vivemos a vida dEle manifestamos o amor pra glória dEle e não de outra pessoa.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; I Cor 13:4-7

Amar quem já gostamos é fácil, amar minha família é fácil, meus amigos...mas e quem eu não gosto? Sofrer por quem eu não gosto não é simples. A irmã Renata Silva lembrou certa vez "dar a outra face é para os meus inimigos, pra quem eu não gosto, isto não é pra quem eu acho bonzinho, isto é fácil, o difícil é falar eu não gosto dele mas eu amo". Por vezes eu brinco "eu não gosto de você mas eu te amo".
Com a vida de Cristo amamos a todos e não somente de quem gostamos.

Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Romanos 15:1,2

O Senhor está nos mostrando para suportar a fraqueza do outro e não somente de quem gostamos. Quando isto acontece a carne fala "ah ele é assim mesmo, tinha que fazer isto", mas devemos nos repreender "Senhor eu amo e tenho que orar por ele e ser misericordioso". A palavra diz pra sermos misericordiosos como Cristo foi. O que é misericórdia? É não receber o que merecemos. Temos sempre que lembrar que somos piores que todos, temos que olhar todos como superior, temos que olhar todos com misericórdia. Como Jader CM nos ensinava "todos são todos". O Senhor tem falado muito isso comigo, principalmente em relação aos meu irmãos, pois eles tem carne como eu, a única diferença são os nossos defeitos. O defeito do meu irmão é melhor que o meu defeito? Geralmente comparamos o defeito. Quando dizemos que somos melhores que o outro a gente tá dizendo que nossos defeito é melhor que o do próximo.

Na passagem de I Cor 13:4-7 citada devemos meditar em como amamos e como Deus nos ama. É claro que é pretensão acharmos que vamos amar como Ele, mas devemos buscar ser como o Filho foi, é e sempre será.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Jo 13:35

Aqui vemos que se mostrarmos o amor do Senhor os outros em volta, sendo irmão ou não, testemunharão desse amor e reconhecerão em nós Cristo. Não adianta eu declarar com minha boca que sou uma nova criatura, que Cristo habita em mim se não houver manifestação deste Amor. Em Romanos 12:9,10 vemos que esse amor não deve ser fingido. " O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." O amor nunca pode ser da boca pra fora, não adianta dizer eu amo mas esse irmão...Quando amarmos tem que ser verdadeiramente.

Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.Jo 15:9,10

Aqui vemos que o amor não vem de nós e que não temos capacidade de amar e que todo amor vem dEle.

Certo dia meditando sobre amor fui pega com uma pergunta de uma irmã comentando que eu e meu primo cuidamos muito bem de nossa avó, que amamos muito ela...e o Senhor falou no meu coração "você Me ama mais que a ama, você cuida das Minhas coisas melhor que cuida das coisas da sua avó?" Não, eu não cuido e aí estudando e vendo tudo isso será que eu amo Deus acima de tudo, acima da minha vida? Primeiro versículo que me veio foi Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mt 16:25 Para eu ter vida eu preciso amar o Senhor acima de todas as coisas e o Senhor é tão bom que Ele não precisa de nós porque Ele é soberano, Ele criou todas as coisas, Ele podia ter destruído tudo quando Adão pecou e ter feito tudo novo. A palavra dEle é por nossa causa, o Espírito Santo iluminou os homens para escrever a Palavra por amor de nós, quando Ele também não precisava e ainda assim, mesmo com Sua majestade somos recompensados por amá-Lo! Em Mt19:29 vemos E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
É muita pretensão nossa com todas essas demonstrações de amor não amarmos nosso próximo, quem somos nós para dizer que não podemos amar ao próximo com a vida do Filho dEle em nós.

E Ele coninua com Seu amor, voltando para I Cor 13, no versículo 12 vemos que teremos o privilégio de ver o Senhor como ele é Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Ele não nos salvou simplismente para nos livrar do pecado ou do inferno, mas Ele nos salvou para nos fazer conforme a imagem do Seu Filho, que é amor. Se Ele é amor o que seremos se não amarmos dessa forma que Ele nos ama? Nesses tempos do fim, onde há o esfriamente do amor, você olha para uma pessoa como se fosse nada, você olha uma pessoa com fome como se fosse um objeto, pais matam filhos e filhos matam pais...o que seria de nós sem esse amor? Lembrando que nos achamos muito bonzinho e que que achamos que Ele nos salvou por nossos méritos. Vale lembrar que Ele foi a cruz e nos salvou enquanto nós eramos inimigos de Deus e enquanto tínhamos uma natureza diabólica foi que Deus fez tudo por nós. Quem pode dizer que não posso amar meu irmão porque ele falou mais grosso comigo um dia, porque ele me irritou. Eu irrito Deus várias vezes na mesma coisa e Deus continua tendo paciência comigo.

Peço a Deus que possamos ser aperfeiçoados nesse amor que nos faz ajudar sem nem sabermos porque ajudamos e que possamos refletir a vida de Cristo para todos que estão ao nosso redor.

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. I Jo 4:8

Nenhum comentário: